domingo, 20 de maio de 2018

Semana André Carneiro cresce a cada edição




















Nessa quinta edição, que aconteceu de 05 a 11 de maio de 2018, a Semana André Carneiro foi especial. Meses antes, em fevereiro, a cidade ganhou o Centro Cultural André Carneiro - um marco na cultura do município. O nome não poderia ser mais apropriado e reforça a importância em dar visibilidade ao nome e a obra de nosso artista mais representativo. As ações da Semana André Carneiro certamente contribuíram para isso, fato que nos alegra e motiva.



A Semana teve sua abertura oficial no sábado, dia 05 de maio, às 19 horas, no próprio Centro Cultural André Carneiro - local que passa a abrigar a partir de agora as edições seguintes. A cerimônia foi conduzida pela escritora Juliana Gobbi, que fez a apresentação das autoridades, organizadores e familiares do homenageado ao público presente. O Secretário de Cultura e Eventos Rui Tiago Oliveira abriu a noite falando da importância da Semana e da sua continuidade. Henrique e Mauricio Carneiro, filhos do André, destacaram a obra e a vida do pai como artista e morador da cidade. Márcio Zago, idealizador e curador da Semana, falou das exposições “EspaçoPleno” e “Colagens/Poemas”, lembrando tratar-se de material inédito em Atibaia.  Falou ainda do lançamento dos “Cadernos da Semana” e da importância do “1º Prêmio Semana André Carneiro de Literatura – categoria poesia” como forma de estímulo a participação de artistas locais e regionais na programação do evento. Em seguida foi apresentado o espetáculo “O Brasil do André”, com direção de Juliana Gobbi e texto de Gilberto Sant’Anna. Nele os músicos Flávio Rodrigues e Cristiane Barbosa perfizeram a trajetória musical do tempo em que André Carneiro viveu em Atibaia, permeado de fatos históricos da cidade e do país.




No domingo, dia 06 de maio, às 17 horas, houve leitura de poemas pelo escritor Carlos Alberto Pessoa Rosa ao público presente. A ação aconteceu no espaço externo do Centro Cultural, reunindo no deck lateral um público atento à leitura que intercalava comentários e observações sobre cada tema apresentado. Em seguida os ouvintes foram convidados a entrar no espaço interno onde acorreu uma intervenção cênica com alguns integrantes do projeto As Linguagens da Dança, do IAC Garatuja. A performance propunha uma livre interpretação do poema “Sangue”, do livro EspaçoPleno editado em 1963.




Na segunda-feira, dia 07 de maio, às 16 horas a continuidade foi com a oficina “André na Rua”, proposta do poeta Thiago Cervan. A atividade aconteceu na Escola Carlos José Ribeiro e envolveu cerca de vinte e cinco jovens que trabalharam o estêncil e suas aplicações no ambiente urbano. Foi a primeira vez que houve uma atividade educacional dentro de escola utilizando como temática o artista atibaiano.




Terça-feira, dia 08 de maio, às 19 horas, com ausência da educadora Josette Manzani – da UFSCAR, a proposta “Cinema Comentado” foi substituída pela exibição de filmes produzidos em Atibaia por integrantes do grupo cultural formado nos anos cinquenta e liderados por André Carneiro. Foram exibidas quatro curtas metragens, que foram analisados e comentados pelo público presente após a exibição. A noite contou com a presença de vários alunos do EJA, da Escola Carlos José Ribeiro, assim como da Lina, ex-mulher do André, que marcou presença em quase todos os eventos.



Na quarta-feira, dia 09 de maio, às 19 horas, aconteceu a palestra “André Carneiro – De Atibaia para o mundo”, proferida pelo editor Silvio Alexandre. De maneira didática e utilizando-se de farto material visual, o palestrante resumiu a rica trajetória de André Carneiro e sua importância para a cidade. O publico presente, em sua maioria de escolas públicas, pode conhecer as várias facetas do artista e sua relação com a cidade.



Na quinta, dia 10 de maio, às 19 horas, aconteceu um “Bate papo”, ou roda de conversa, sobre a influência de André Carneiro na formação cultural do município com a presença de Gilberto Sant’Anna, Nelson de Souza, Juliana Gobbe, Carlos Alberto Pessoa Rosa, Araceles Stamatil, Diva Passador, Irma Vasquez e outros. O bate papo foi gravado e preserva importantes depoimentos de amigos e colegas que conviveram com André Carneiro em Atibaia e acompanharam muitas das ações protagonizadas por ele em diferentes áreas de atuação.



Encerrando a programação, na sexta, dia 11 de maio, às 19 horas, foi exibido o vídeo “Coleção Centenário de Oswald de Andrade”, com depoimento de Dulce Carneiro falando da influência de Oswald em sua formação artística. Dulce, irmã do André, foi à homenageada dessa edição. Dulce Carneiro foi poeta, fotografa e pioneira no jornalismo de moda. Ela fez parte do grupo de artistas que na década de quarenta/cinquenta marcou de forma inquestionável o histórico cultural do município. Ao lado do irmão e do amigo César Mêmolo Junior, Dulce foi responsável pela criação de nosso maior patrimônio cultural erudito: O jornal Literário “Tentativa”. O vídeo foi cedido pelo MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo e constitui num raro material de pesquisa sobre a obra e o pensamento dessa grande e desconhecida artista de Atibaia.

Durante toda a programação a Semana contou com significativa presença de participantes para um evento que propõe voltar-se à formação de público.  As escolas E.E.Major Juvenal Alvim e E.E. Carlos José Ribeiro, através dos alunos do EJA, se envolveram com interesse nas propostas. Houve ainda marcante participação do público em conhecer melhor o artista atibaiano, alguns presentes todos os dias. No total tivemos cerca de 400 pessoas atingidas diretamente nos sete dias de evento. A exposição segue até o final de maio, aumentando sua abrangência. Foram sorteados diariamente vários Kits contendo os livros “André Carneiro Fotografias” e “Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas”. No total foram distribuídos 38 kits, ou 76 livros doados pelos familiares do André. A distribuição desse material faz parte da proposta inicial do projeto que é disponibilizar sua obra a um maior número de interessados.

A cada edição a Semana André Carneiro se firma como um evento que veio para ficar. Um passo importante nesse sentido foi iniciar o processo de criação de uma comissão de apoio formado por pessoas com afinidade e identidade com o projeto e o homenageado. Sem qualquer vínculo político partidário, a intenção é agrupar e fomentar a participação da sociedade civil na elaboração e realização das próximas edições da Semana André Carneiro garantindo sua continuidade e independência. Embora a iniciativa original tenha partido do Instituto Garatuja, através de seu fundador e atual curador, Márcio Zago, sua realização só é possível graças ao empenho da Prefeitura de Atibaia, através da Secretaria de Cultura e Eventos. Esse é um modelo de parceria que acreditamos conter garantias de continuidade para esse projeto frente às constantes instabilidades da área cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário